Sexta, 12 de maio de 2017, 10h54   A | A | A
Educação

Prefeitura de Livramento e PM/MT formam turmas-mirins de combate à violência e resistência às drogas

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento comemorou na manhã desta quinta-feira (11.05), formatura do curso de combate à violência e resistência as drogas, através do Proerd. O projeto é fruto da parceria com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM/MT) e faz parte da extensa programação festiva para se comemorar os 287 anos do município. O aniversário da cidade acontece no dia 21 deste mês.

 

A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos da cidade – Antônia de Campos Maciel e contou com a presença de várias autoridades públicas, entre elas: o prefeito municipal – Silmar de Souza, o vice, Joemi Benedito de Almeida (ambos do PSDB), o secretário municipal de Educação, Cássio Assunção, o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Conceição de Arruda (PSB), o Subtenente Militar - Eronildo (coordenador do Proerd na região), policiais e outros.

 

No evento foram entregues certificados a 60 alunos do ensino fundamental de três escolas do município: Tereza Conceição de Arruda (comunidade Mata Cavalo), Waldez Teixeira de Souza (comunidade de Lavrinha) e Délia Galdina Duarte (sede).

De acordo com o Subtenente/PM Eronildo, a parceria PM com a secretaria de Educação do município rendeu bons frutos e por isso ainda poderá ser ampliada para alunos de outras escolas e faixas etárias, o que foi prontamente aceito pelo secretário de Educação, Cássio Assunção: “Estamos com intuito na formação de outras turmas até o final do ano”, completou o secretário.

 

Para o presidente da Câmara – Airton Conceição, o curso ministrado aos pequeninos, principalmente aos alunos de Mata Cavalo, renderá bons discernimentos daquilo que é certo ou errado na vida futura deles. O que foi enfaticamente corroborado pela diretora da escola Tereza Conceição - Eliane Arruda.

 

Já o prefeito livramentense, Silmar de Souza foi além ao destacar a importância do projeto para os estudantes do lugar. “Vejo com muito bons olhos o Proerd na nossa cidade diante da onda de violência pela qual a sociedade atravessa. O curso ensina desde cedo de como se comportar diante da situação, não somente no meio escolar, mas no bairro ou onde haja por perto usuários de drogas e maus intencionados”, conclui.

 

Vale ressaltar que o Proerd é um Programa pedagogicamente estruturado em lições, ministrado obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa também oferece linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

 

 

Proerd 1

 

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo