Segunda, 10 de julho de 2017, 09h40   A | A | A
Administração

Vice-prefeito Joemi participa de evento que se discutiu investimentos em comum para a Baixada Cuiabana

“O evento reuniu prefeitos e representantes dos 13 municípios que compõem a Baixada Cuiabana. Através dele se busca estratégias para fortalecer o desenvolvimento na região.”

 

O vice-prefeito do município de Nossa Senhora do Livramento, Joemi Benedito de Almeida (PSDB), participou na sexta-feira, 7, no Palácio Alencastro, em Cuiabá, da reunião que se debateu o ‘Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT)’. O coordenador de Desenvolvimento Rural do município, Eraldo Coiado, também se fez presente.  O evento reuniu prefeitos e representantes dos 13 municípios que compõem a Baixada Cuiabana. Através dele se busca estratégias para fortalecer o desenvolvimento na região.

 

O encontro partiu de iniciativa do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e segundo ele, é prioridade estabelecer políticas públicas para a Baixada, que representa quase 35% da população do Estado, com pouco mais de 1 milhão de habitantes.

“A representatividade política da Baixada diminuiu ao longo dos anos. Com isso, perdemos as prioridades e o crescimento econômico do interior do Estado avançou e infelizmente nós não ganhamos com isso, mesmo tendo efetiva participação neste desenvolvimento. Temos que dar um primeiro passo, que é unir as cidades da Baixada Cuiabana e articular juntos o planejamento de expansão e retomada do protagonismo do Estado “, disse o prefeito.

 

Para o presidente do Consórcio dos Munícipios do Vale do Rio Cuiabá (VRC) e prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, é preciso unir os municípios para buscar os recursos necessários. Uma das primeiras ações é promover licenciamento ambiental destas cidades junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), já que o turismo é fonte econômica de grande parte destes municípios.

“Temos que levar a discussão acerca do licenciamento ambiental e inspeção sanitária. A Baixada Cuiabana possui muitos pontos turísticos como cachoeiras, cavernas e trilhas que estão interditadas, afetando economicamente o turismo de cidades como Chapada dos Guimarães e Nobres, além de outros aspectos. É preciso focar naquilo que sabemos fazer: turismo e agricultura”, pontuou o presidente do Consórcio.

 

Pinheiro explicou que alguns municípios têm vocação para a produção, por meio da agricultura familiar, enquanto a metrópole tem o mercado consumidor. Este é o segundo foco para impactarmos, mas antes é preciso simplificar a Lei 10.502, de 18/02/2017, do Susaf, para colocar em prática a comercialização da produção agroindustrial, inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em todo o Estado e não mais apenas no município de origem.

 

A comitiva de prefeitos destacou a iniciativa de Emanuel Pinheiro em convocar a reunião, principalmente pelo fato do gestor ter grande força política, o que representa fortalecimento na busca dos recursos junto ao governo federal. Um novo encontro já foi marcado para a próxima semana.

 

De acordo com o vice-prefeito de Livramento, Joemi Almeida, os encontros visando buscar alternativas econômicas para a região, vem surtindo efeitos satisfatórios. “Quando você busca meios de maneira individual as coisas se tornam mais difíceis de acontecer, porém, percebo que nossa discursão de ideias vem ganhando um norte capaz de auxiliar alavancar nossa economia como um todo para a Baixada Cuiabana”, destacou Joemi.

 

Na mesma linha Eraldo Coiado salienta que o consórcio está tomando rumo certo, onde as discursões e os encaminhamentos estão dando musculatura na união das prefeituras. “Vejo com bons olhos o engajamento de vez da prefeitura de Cuiabá. Também vejo um compromisso mais fiel a participação da prefeitura de Várzea Grande”, concluiu. 

   

 

Vale destacar que o consórcio é formado pelas cidades de Rosário Oeste, Nobres, Acorizal, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Barão do Melgaço.

Vice prefeito visita

 

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo