Sexta, 14 de julho de 2017, 13h05   A | A | A
Saúde

Secretaria de Saúde implanta Ouvidoria do SUS para atender aos cidadãos de Livramento

População da cidade de Nossa Senhora do Livramento já conta com um espaço específico para manifestação de elogios, reclamações, sugestões, críticas, comentários e pedidos de informações sobre o atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde no município: a Ouvidoria do SUS. 

 

O canal que serve de elo de mediação entre o cidadão e a administração municipal já funciona desde o mês passado (junho) e está sendo fundamental para a consolidação do SUS em terra papa banana é coordenado pela ouvidora, destaca Rosemary Rodrigues de Almeida.

 

Agora, a partir da manifestação do munícipe, a Ouvidoria busca melhorar a qualidade de atendimento de serviços públicos oferecidos na Saúde e assim à população sentir-se satisfeita, e ter suas necessidades atendidas.

 

Dentre as tarefas da Ouvidoria estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema.

 

O ciclo para resolução dos problemas se dá da seguinte maneira: a Ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar os elogios, dúvidas, sugestões e reclamações à gestora da referida secretaria e ainda recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas. Depois de a mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante em prazos pré-estabelecidos. Depende da complexidade de cada demanda.

 

Se a complexidade for classificada com sendo urgente, a Ouvidoria contará com até 15 dias para responder; se alta - até 30 dias; se média - até 60 dias e se baixa - até 90 dias. Claro, o próprio sistema pré-estabelece o teor das manifestações que, por sua vez, determina as prioridades especificadas. 

 

“Funciona como um canal mais humano de interlocução com o público. A manifestação pode ser efetuada por carta, correio eletrônico, telefonemas ou pessoalmente”, destaca Rosemary.

 

 

Por telefone os números são os seguintes: (65) 3351-1058 / 9.9625-2205). Por e-mail: ouvidoriasuslivramento@gmail.com, ou pessoalmente, na Secretária Municipal de Saúde, situada na Avenida Coronel Botelho, s/n, (em frente à Praça do Relógio). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

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