Sexta, 31 de março de 2017, 11h37   A | A | A
Educação

Livramento terá uma representante no Parlamento Mirim

Kamilly Sayuri Miyashita e aluna 8º ano da rede municipal de ensino da cidade de Nossa Senhora do Livramento-MT, a jovem estuda na EM Delia Galdina Duarte e foi escolhida pelo bom rendimento em sala de aula, para ocupar a uma vaga como deputada do parlamento mirim da 8ª legislatura do ano de 2017.  Ontem ela participou do primeiro treinamento. A deputada mirim escolheu o partido da saúde e deverá defender um projeto de lei nessa área, e se aprovado se transformará em projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. A deputada Kamilly Sayuri Miyashita ainda pode conseguir uma viagem para conhecer a câmara dos deputados, em Brasília. Representantes da secretaria municipal de educação disseram ser de grande valia esse programa, pois oferece aos alunos a possibilidade de conhecerem melhor como funciona a Assembleia Legislativa, a função e os trabalhos realizados pelos deputados estaduais. 

                 

O Parlamento Mirim Mato-grossense foi criado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar nesta Casa de Leis, com a diplomação, posse, sessão de escolha da mesa diretor e sessão ordinária.

 

Na sessão ordinária do parlamento mirim, os deputados estaduais cedem os seus lugares para jovens estudantes de nosso estado. Eles são os deputados e deputadas do Parlamento Mirim Mato-grossense: dirigem todos os trabalhos do Parlamento Mirim, apresentam propostas para melhorar as condições de vida do nosso cidadão e falam sobre as suas ideias. Tudo acontece no Plenário das Deliberações Renê Barbour, que é o mesmo lugar onde os deputados estaduais realizam as sessões na Assembleia Legislativa. Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência da Consultoria Técnico-Jurídica da Mesa Diretora e do responsável pelo projeto. A sessão é transmitida pela TV Assembleia.

 

Neste ano, todos os estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e particulares dos municípios atendidos podem se candidatar a uma das 24 cadeiras do Parlamento Mirim. São 24, porque esse é o atual número de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

 

 

Deputada mirim 2

 

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo