Quarta, 12 de abril de 2017, 11h25   A | A | A
Desenvolvimento Rural

Secretário e vice-prefeito se reúnem com técnicos da EMPAER em Livramento

Crendo na promessa da breve liberação pelo Governo do Estado, da emenda do deputado Eduardo Botelho (PSB), no valor de R$ 120 mil para beneficiar a agricultura familiar de Livramento (piscicultura), o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Sivori D’Abadia Alves e o vice-prefeito do município, Joemi Almeida (PSDB), se reuniram nesta quarta-feira (11.04), com técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – EMPAER/Livramento.

 

O objetivo foi detalhar sobre as orientações a serem repassadas as dezenas de pequenos produtores rurais livramentenses, de como produzir na forma correta e lucrativa os pescados de cativeiros.

 

“Na verdade queremos estar presentes desde a escavação dos tanques, na engorda, no abate e até na comercialização do peixe. Nosso objetivo será auxiliar, não somente no cultivo, mas também na produção do peixe para garantir a rentabilidade ao produtor”, destacou o secretário.

 

Para tanto, Sivori que também é técnico no setor, explica que vários fatores são importantes o produtor saber para o crescimento e sucesso da atividade.

“Não é só fazer o tanque e mandar colocar os alevinos. Os produtores deverão conhecer de manejo, alimentação e nutrição de peixes, qualidade e oxigênio da água, temperatura, densidade por metro quadrado, controle no cultivo de alevinos entre outros”, complementa D’Abadia.

 

Na oportunidade, também foram debatidos outros programas voltados ao homem do campo, como por exemplo: ativação da plantação de banana e resgate do município como grande produtor no Estado. Para isso, o secretário ressaltou a introdução de novas técnicas e variedades da cultura.

 

O secretário também enfatizou sobre o “Programa Balde Cheio” com parceria do Sebrae, para cultivo de novas variedade de forrageiras para aumentar a produção de leite na região. Simultaneamente, D’Abadia se lembrou das novas técnicas inseridas no mercado voltado à produção de flores tropicais. “Todos esses programas caminhando juntos, aumentarão a renda da família rural.”

 

 

Ao finalizar, foi atribuído na reunião, a retomada das feiras de produtos hortifrutigranjeiros e artesanais na sede do município, e que já deverá acontecer a partir do mês de maio, por intermédio da secretaria de Cultura de Livramento em parceria com o Sebrae/MT.

 

 

Prefeito e Empaer

 

 

 

 

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo