Quinta, 20 de abril de 2017, 18h10   A | A | A
Educação

Prefeitura de Livramento e Governo do Estado lançam convênio de combate analfabetismo

 

A prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá) e o Governo de Mato Grosso lançaram nesta quinta-feira (20.04) o programa ‘Muxirum da Alfabetização’, cujo objetivo será capacitar professores/monitores que irão atender centenas de pessoas, tanto nas zonas urbanas e rurais do município. O público a ser atendido será formado por pessoas com mais de 15 anos de idade. A solenidade de lançamento aconteceu no Centro Paroquial da cidade e contou com a presença de grande público.

 

Agora as secretarias de Estado e Município darão início na formação dos professores/monitores para atender cerca de 400 alunos distribuídos em 40 turmas. As aulas deverão acontecer em escolas e espaços diversos, como salões paroquiais, sedes de fazendas e até mesmo nas residências. O período da capacitação dos professores/monitores até a alfabetização das pessoas será de 180 dias.

 

Em Livramento foram selecionados 36 professores/monitores através de processo seletivo, que exigiu comprovação de experiências na alfabetização de jovens e adultos. Durante o período de seis meses cada professor/monitor receberá R$ 500 mensal de auxílio para desempenhar o trabalho que irá atender moradores nas mais diversas regiões do município e sede.

As aulas ocorrerão em quatro dias da semana. O quinto será reservado para que o alfabetizador se organize para os próximos. As pessoas atendidas serão ensinadas a ler, escrever e a fazer as quatro operações de cálculo básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Para o secretário de Educação de Livramento, Cássio Manoel de Assunção, a iniciativa do governo é inovadora e irá facilitar o retorno de muitas pessoas nas salas de aula. “Nunca se deu tanta oportunidade para as pessoas aprenderem. Tenho mais de 15 anos na Educação e confesso que o Muxirum da Alfabetização é um programa audacioso do governador Pedro Taques”, destacou Cássio.

 

“A ideia é facilitar às pessoas atendidas, o máximo possível, o acesso ao conhecimento. Os alfabetizadores estarão prontos para se deslocar sempre que houver necessidade”, informou o professor Abílio Fernandes, coordenador do projeto.

 

Presente no evento o prefeito de Livramento, Silmar de Souza (PSDB) ressaltou a extensão do programa e os ganhos para o setor educacional do município. “Estou muito contente por participar do lançamento de um programa educacional de tamanha envergadura. Tenho certeza que com a participação dos nossos alunos em grande escala, os índices da nossa educação irão melhorar. ”

O coordenador do projeto em Livramento, professor Adeirton Guimarães disse que o programa dará um grande avanço no setor educacional livramentense: “pois irá contribuir muito para diminuir o índice de analfabetismo em nossa cidade. É importante que toda comunidade se mobilize. Terá que ser um trabalho coletivo em busca desses alunos da EJA para que o resultado final seja almejado, ou seja, que todos estejam alfabetizados até o final do programa. ”

 

Emocionado daquilo que ainda poderá aprender após seus 74 anos de vida, o senhor Manoel Gonçalo declarou: "Quero agradecer a Deus por me dar essa oportunidade de estudar, coisa que nunca fiz nos anos que realmente era pra eu ter estudado. Com essa oportunidade vejo que não é tarde e ainda dá tempo.”                 

     

Vale ressaltar que o final de 2018, o governo estadual pretende alfabetizar mais de 12 mil pessoas, por meio do programa Muxirum. A taxa de analfabetismo em Mato Grosso atinge aproximadamente 7% da população com essa faixa etária. O investimento da Seduc para a realização do programa é de R$ 2,5 milhões.

 

Além de Livramento, o programa contemplará, neste ano, os municípios de Chapada dos Guimarães, Ipiranga do Norte, Planalto da Serra, Várzea Grande e Tapurah, Nova Brasilândia, Acorizal e Jangada.

 

 

 

 

Muxirum 3

 

 

 

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo