Terça, 26 de setembro de 2017, 19h05   A | A | A
Reconhecimento

Através de “Audiência Pública”, Prefeitura de Livramento da inicio as atividades da ‘semana do idoso’

“A audiência pública foi realizada na manhã desta terça-feira (26), nas dependências da Secretaria Municipal de Ação Social e teve a finalidade de conscientizar e mobilizar a sociedade em torno da defesa dos direitos da pessoa idosa."

Assessoria

Audiência Pública - Semana do Idoso

A abertura do evento foi acompanhada pelo prefeito municipal, Silmar de Souza (PSDB), que destacou o período semanal como estimulo e a valorização das potencialidades, e histórias da pessoa idosa. “Tenho certeza que o exemplo de vida de cada um que hoje aqui se encontra vale mais que mil palavras. Por isso devemos mostrar respeito aos idosos, reconhecendo e valorizando a sua importância social de todos”, ressaltou o prefeito que esteve acompanhado dos secretários: Otarci Nunes, Eraldo Coiado e Alinor Miranda. As atividades no município papa-banana seguem até a próxima sexta-feira (29.09).

 

Audiência Pública - Semana do Idoso

Na sequência, a secretária municipal de Assistência Social, Elizabeth Leite de Oliveira Teodoro elencou sobre as ações da pasta, no que ela pensa ser como um bom atendimento às pessoas idosas do município. “Mesmo diante das limitações financeiras sempre pensamos numa perspectiva de definir estratégias de aperfeiçoamento e de articulação de uma ‘rede de proteção’ para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a todos e todas quanto aos direitos das pessoas idosas”, destaca. “Enfrentando os desafios e perigos a que as pessoas idosas estão expostas em seu dia a dia”, completa Elizabeth.

 

Audiência Pública - Semana do Idoso

Já a enfermeira Geisa Proença relatou sobre os programas e atividades que a pasta da Saúde oferece para os idosos da região. “Temos dentista, academia de saúde e o cardiologista para atender vocês mesmo diante das dificuldades com parte dos nossos aparelhos e equipamentos. Temos também o Programa Hiperdia destinado em cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos da nossa sociedade. É o mínimo de carinho especial que temos a oferecer a vocês.”

 

Depois, a Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Gerontologia - Leila Sant’Ana palestrou sobre o assunto relativo a pessoa idosa. Leila deu iniciou contextualizando a questão do envelhecimento, expressão e termos utilizados, apresentando dados de Mato Grosso e de Livramento, enfatizando que terra dos papa-bananas é considerada uma cidade envelhecida, apresentando um percentual de 12% da sua população com idade igual ou superior a 60 anos.


Após essa contextualização, enfatizou os benefícios do envelhecimento ativo, estimulando à pessoa idosa a participação social e nas atividades familiares. Ainda destacou da importância de não se calar diante das diversas formas de violência que os idosos possam ser vítimas.

 

Como atividade ao longo da fala, Leila foi estimulando a participação das pessoas idosas presentes no evento. Ela também ouviu as contribuições delas. A palestrante exemplificou situações e ações: “As pessoas idosas possuem inúmeros direitos. Direitos esses que eles e elas devem reivindicar e até propor melhorias nos serviços e atendimentos disponibilizados para esse público.”

 

Vale destacar a continuidade das atividades nesta quarta-feira, 27, que está denominada como Dia "D" para a saúde, onde os idosos contarão com muitas atividades físicas, orientações médica, psicológica e nutricional.
 

Veja a programação completa para quarta, quinta e sexta-feira:

 

Quarta-feira, 27 - Dia "D" - Saúde do idoso - atividades físicas, orientações médica, psicológica e nutricional, no auditório da Secretaria de Assistência Social, a partir das 8 horas.

 

Quinta-feira, 28 - Integração Intergeracional - participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - 06 a 13 anos; 14 a 17 anos e; idosos - no espaço papa banana (ao lado da igreja matriz), também a partir das 8 horas.

 

Sexta-feira, 29 - Piquenique de Confraternização entre os idosos participantes do SCFV, programado para acontecer na Chácara Santa Inês, no Morro da Boa Vista, a partir das 11 horas.

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo