Segunda, 29 de janeiro de 2018, 22h21   A | A | A
De olho

Prefeito Souza se reúne com secretários para analisar relatórios de desempenho

“Este foi o segundo encontro de Souza com a equipe após ele ter assumido a administração municipal.”

Planejamento de Resultados

O encontro do prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza com seus secretários e chefes de setores ocorreu na última sexta-feira e sábado (26 e 27/01), e em suma, foi visto com reflexos satisfatórios administrativos se comparados o números de ações realizadas no ano de 2017. O encontro aconteceu num lugar isolado na Serra de São Vicente. Este foi o segundo encontro de Souza com a equipe após ele ter assumido a administração municipal. O primeiro acorreu em meados do ano passado na cidade de Várzea Grande.


Além das decisões tomadas por cada chefe de pasta ou setor, também foram apontadas quais providências prioritárias cada um pretende tomar em médio e curto prazo para melhorar a gestão, mesmo diante das quedas nos indicadores de recursos que a Prefeitura demonstrou no orçamento de 2018.

 

De inicio o prefeito pediu que cada titular de pasta ou setor, expusesse por meios de números e gráficos, os índices de desempenho na função durante os 12 meses do ano passado. O gestor aproveitou da ocasião para aferir a competência de cada um na função, principalmente diante dos inevitáveis cortes de investimentos tomados, por conta da baixa arrecadação pelo qual o município papa banana atravessa.

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Elizabeth Leite de Oliveira Teodoro, os dois dias de encontro foram primordiais para se avaliar a importância da intersetorialidade das ações da administração pública do município de Nossa Senhora do Livramento.

 

“Os dois dias nos serviram para percebermos o quanto a ação de uma secretaria interfere, positivamente ou não, nas ações das demais secretarias. Diante disso, reforçamos que devemos trabalhar de forma conjunta pensando sempre na população que será atendida e beneficiada com as ações e serviços ofertados por cada política pública do município”, destacou Elizabeth.

 

Além disso, a secretária salientou a presença dos demais setores na reunião como; Controle Interno, Licitação, Contabilidade e Jurídico, “pois as ações executadas em cada secretaria dependem muito desses setores, nos auxiliando para não corrermos o risco de planejarmos e exercitarmos ações que não condizem com o que está estabelecido nas normativas federal, estadual e municipal.”

 

Planejamento de Resultados

Já a secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora Cunha, descreve o encontro como ótimo, já que ele serve com base de sustentação do governo Souza. “A equipe precisa estar coesa, precisa estar afinada, e nada como uma avaliação onde se apresenta os resultados positivos e os negativos para receber as críticas corretivas”, disse.

 

“Mas, o melhor disso tudo é ver que a equipe se apresentou vontade de acertar mais, e a certeza que ainda tem muito por fazer com tão pouco. Lembrando que 2017 foi um ano difícil, com muitos problemas que às vezes achávamos que não íamos superar, mas graças a Deus e ao nosso compromisso e experiência, mantivemos o equilíbrio fiscal. Temos um gestor que confia em sua equipe e isso anima a todos”, acrescentou Maria Auxiliadora.

 

De acordo com o secretário Municipal de Finanças, Otarci Nunes da Rosa, a administração é uma equação matemática e como todas elas, tem que se fechar mostrando a realidade após uma somatória. “Trabalho em mais de 32 anos nessa área de indicadores. Sei que cada secretária tem uma dinâmica, mais só pode gastar em cima daquilo que se arrecada”, disse Otarci.

 

Após analisar os números apontados, o prefeito Souza ressaltou: “Temos que ser conscientes que temos que trabalhar muito mais, claro, mediante os recursos que temos”. Preocupado com a queda de FPM já nos primeiros dias de 2018, ele acrescentou: “Não sei onde mais cortar, apenas sei que temos que economizar ainda mais este no e fazer o que for possível de ser feito.”

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo