Segunda, 05 de fevereiro de 2018, 14h22   A | A | A
Referência

Abatedouro de peixe em Livramento se torna referência

“Técnicos foram conferir a forma de como a AJ Pescados abate seus peixes, como se controla o fluxo de produção, os tipos produto feitos no abatedouro, tipo de embalagem usada e a forma como se deve construir um abatedouro viável.”

Visita em abatedouro de peixes

A “AJ Pescados”, do piscicultor Jose Adib Abdo Junior, vem se tornando referência em abates de peixes no município de Nossa Senhora do Livramento. Na sexta-feira (02.02), José Adib recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá/MT, e do piscicultor Frank Sumiyoshi, do município de Santo Antônio de Leverger.


Eles foram conferir ‘in loco’ a forma de como a “AJ Pescados” abate seus peixes, como se controla o fluxo de produção, os tipos produto feitos no abatedouro, tipo de embalagem usada e a forma como se deve construir um abatedouro viável. O encontro foi na Estância Nossa Senhora Aparecida I, de propriedade de José Adib, situada na comunidade rural de Ribeirão dos Cocais, no município papa-banana.

 

A reunião também serviu para estreitar relação de parceira e conhecimentos entre técnicos e produtores no sentido de promover a instalação de um abatedouro de pescado na capital, Cuiabá, consequentemente, com o uso do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Também se fizeram presente no encontro: os técnicos; Fernando (Cuiabá) e Valéria e Beatriz (SEBRAE).

 

“O piscicultor livramentense José Adib Abdo Júnior já possui um estabelecimento com o SIM e dessa forma, técnicos da capital, acompanhado do piscicultor Frank Sumiyoshi do município de Santo Antônio de Leverger, vieram até Livramento trocar experiência na intenção de se construir um abatedouro com s certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), na capital, Cuiabá”, destacou o engenheiro agrônomo Eliseu J. Tirloni – técnico da secretária municipal de Desenvolvimento Rural, que também fez parte da caravana.

 

Visita em abatedouro de peixes

O SIM

 

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos do tipo de abatedouro de suínos, caprinos, ovinos, aves, peixes e de outras espécies devidamente aprovadas para o abate. O objetivo é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para comercialização nos municípios através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal às indústrias e da fiscalização do transito municipal.

 

Ao final do encontro Frank Sumiyoshi ressaltou: “Experiência ótima, pois a cidade Livramento se tornou referência. Piscicultores do município nos mostra claramente de como é possível produzir pescado num pequeno empreendimento, o que é melhor, funcionando dentro da legislação do Serviço de Inspeção Municipal”.

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo