Quinta, 29 de março de 2018, 23h22   A | A | A
marcando presença

Livramento somou aos 11 municípios que participaram da reunião do Integra SUAS, em VG

“O encontro teve como objetivo reunir gestores municipais para troca de informações e experiências entre os diferentes atores da política de assistência social.”

Assistência Social

Representantes da cidade de Nossa Senhora do Livramento estiveram presentes na reunião do “Integra SUAS” - Sistema Único de Assistência Social, idealização pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT), promovido por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), nos dias 27 e 28 de março, no Centro Universitário Univag, em Várzea Grande (cidade polo).


O encontro teve como objetivo reunir gestores municipais para troca de informações e experiências entre os diferentes atores da política de assistência social. Livramento fez parte dos 11 municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, que enviaram representantes.

 

A secretária de Assistência Social de VG, Flávia Omar explicou que o Integra SUAS proporcionou aos participantes trocar informações e experiências entre as equipes de referência, programas, benefícios socioassistenciais, transferência de renda, apoio técnico financeiro e gestão do sistema.

 

Para o assessor especial e coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) livramentense – André Luís de Morais e Silva, o objetivo maior da realização do INTEGRA SUAS, é contribuir para melhoria na qualidade e eficácia do atendimento aos trabalhadores do SUAS e aos usuários da política de Assistência Social nos municipios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

 

"A nossa participação nos oportunizou a troca de experiências com as equipes de referência dos serviços socioassistenciais dos outros municipios participantes, e ainda nos permitiu realizar a reflexão entre a teoria e prática profissional, compreendendo assim, melhor a nossa ação profissional, e oportunizando melhoria na execução dos serviços prestados", destacou André.

 

“O encontro teve a finalidade de elevar a qualidade e eficácia no atendimento ao trabalhador do SUAS e consequentemente aos contemplados pela Política de Assistência Social. O SUAS ainda promoverá integração entre os municípios da região possibilitando a participação de todos para otimização dos recursos, bem como o fortalecimento da Rede socioassistencial na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, disse.

 

O evento teve a programação distribuída em oficinas temáticas conforme cada perfil técnico, em período integral. As equipes técnicas participaram das oficinas conforme sua função de trabalho nos programas sociais. Os assuntos tratados e refletidos durante o Integra SUAS de Várzea Grande foram: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Proteção Social Especial Média Complexidade, Proteção Social Alta Complexidade, Rede SUAS, Gestão Financeira do SUAS, CadÚnico e Programa Bolsa Família , Bolsa Família na Educação e Programa Criança Feliz. Todos esses assuntos são pertinentes diariamente na Assistência Social no Brasil. Daí, o compartilhamento na gestão e suas ferramentas de trabalho facilitando o serviço de atendimento na ponta que é praticado pelos municípios.

 

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, foi instituído em 2005, é descentralizado e participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social. Consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos que, de modo articulado e complementar, operam a proteção social não contributiva de seguridade social no campo da assistência social.

 

Galeria de Fotos:

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo