Domingo, 03 de junho de 2018, 17h11   A | A | A
Cidadania

Prefeitura Municipal, Lions Club Cuiabá e Unic realizam ‘Ação de Cidadania’ em comunidade rural de Livramento

“O objetivo foi atender idosos, crianças, jovens e adultos, com dezenas de serviços na área da saúde e bem estar social.”

Mutirão Rural Buriti do Atalho

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento em parceria com o Lions Club Cuiabá Boa Esperança, e Universidade de Cuiabá (Unic), realizaram neste sábado (02) ‘Ação de Cidadania’ na comunidade de Buriti do Atalho (Região de Gibú), localidade rural livramentense situada cerca de 70 km da sede municipal livramentense. A ação aconteceu das 08 às 16 horas na sede da Fazenda JJ e atendeu cerca de 450 pessoas. Foi um sábado diferente dedicado ao próximo. Nem a baixa temperatura que fez e a forte garoa que caiu na região obrigaram que as pessoas deixassem de buscar pelos serviços. Outro evento nessa magnitude acontece na comunidade de Figueiral no próximo sábado, 09 de junho.


O objetivo foi atender crianças, jovens e adultos e idosos, com dezenas de serviços na área da saúde e bem estar social, emissão de documentos, orientação jurídica e até bazar de pechincha com roupas, calcados e bijuterias foram oferecido, não somente aos moradores de Buriti do Atalho, mas de outras cinco comunidades circunvizinhas como Cascavel, Cristal, Cachoeirinha, Carrapatinho e Limoeiro.

 

De acordo com o prefeito de Livramento Silmar de Souza Gonçalves, as atividades se deram na área da saúde e em tudo que visa o bem estar do ser humano. “O Lions participou com alguns serviços, sendo que um deles foi com o teste de acuidade visual. A Unic conscientizou as pessoas sobre doenças sexualmente transmissíveis e imagem pessoal, e a Prefeitura com serviços como confecção e emissão de documentos de RG e CPF. Enfim, formamos uma grande parceria para atender as reais necessidades da comunidade”, destacou Souza.

 

“Foi um dia diferente e dedicado exclusivamente às pessoas carentes, onde o poder público tem uma certa dificuldade de intensificar seu trabalho”, acrescentou o presidente do Lions Club Cuiabá Boa Esperança Wilson Pereira de Gois.

 

Wilson que preside o Lions Boa Esperança pela segunda vez também disse estar completamente feliz pelos resultados obtidos diante dos serviços ali prestados. “Faço parte da entidade por mais de 31 anos e sinto a cada dia a renovação do prazer do servir como rege o nosso lema. É gostoso e tão gratificante você ver o sorriso sincero nos rostos das pessoas atendidas, principalmente de uma criança quando acaba de ganhar um brinquedo”. Wilson pergunta: “E o que pedimos em troca? Apenas um abraço e um beijo que nos deixa extremamente feliz.”

 

A dona de casa Gonçalina Nunes da Silva, de 33 anos e mãe de dois filhos, que após passarem por consulta médica brincaram pra valer, reforçou o que o presidente do Lions acabara de dizer. “Estou muito contente por termos gratuitamente um montão de serviços praticamente na porta da nossa casa. Deveria acontecer isso mais vezes”, ressaltou a moradora da comunidade de Paratudal.

 

Já Maria da Silva Prado de 58 anos e residente ali na comunidade disse ter passado por exame de vista, aferição de pressão e massagem facial. “Moço! O trem é bom demais. Fiz um monte de exames, limparam meu rosto, fiquei mais nova e ainda comprei um montão de roupas pra levar pra casa. Barato demais. Por apenas R$ 0,50 a peça.”

 

Para não fica atrás de dona Maria nas compras, a idosa Sebastiana Camila da Silva de 91 anos, também moradora local, se enaltecia pelas três sacolas de roupas adquiridas, e ali bem acondicionadas aos seus pés diante da cadeira em que estava sentada. “Duvido que alguém comprou mais roupas do que eu. Vou distribuir pra filhos, netos e bisnetos tudo isso”, apontou a idosa.

 

Vale ainda ressaltar que ao final da tarde, até quem não teve dinheiro pra gastar terminou levando pra casa roupas, calçados e bijuterias gratuitamente.

 

Veja relação dos serviços que foram oferecidos durante todo o dia:

 

Visão (acuidade visual e triagem para encaminhamentos de exames mais delicados e até cirurgia). Exames de diabetes, pressão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, serviços odontológicos, (prevenção do câncer bucal), ginecológicos, vacinas, zoonoses, foto 3x4 para emissão de documentos de RG e Carteira de Trabalho, atendimento de Cadastro Único e Bolsa Família, corte de cabelo (masculino e feminino), serviço de estética pessoal, orientação jurídica, até educação física com recreação.

Galeria de Fotos:

Leia mais sobre este assunto:

Previsão do Tempo